O Vida & Arte Galeria do Jornal O Povo neste ultimo domingo, 24/04/2011, publicou o ensaio Marbeira de Yuri Leonardo. Ele usa a fotografia como suporte e reflexão sobre a cidade. Mais especificamente sobre seu cartão postal a Beira Mar.
As fotos/imagens não são retratos da realidade, mas expressões oníricas de uma Beira Mar que é a contradição em si mesma. A natureza e o concreto. Os simples freqüentadores e os moradores bem nascidos. Os corredores em busca de saúde e os bêbados do prazer...
Os prédios – tão discutidos – parecem tremer. Muitas vezes estão no alto como que em luta contra o mar. As figuras tremidas, desfocadas, irreconhecíveis. E o mar a guiar todas as imagens.
Imagem: Divulgação
A fotografia, mais do que “editada”, é, aqui, “mixada”, movida e remexida para expressar o conceito do artista. Ele não é mais somente fotógrafo em sentido estrito, é também artista que usa a fotografia como instrumento, indo além do seu uso comum (uso da fotografia).
E faz isso para propor uma reflexão. A manipulação da imagem tem um propósito, um conceito e uma política a ser defendida. A realidade não é mais tão somente realidade. Ela expressa uma opinião.
Cada um que parar para ver o ensaio terá a sua. Com certeza Yuri Leonardo tem a dele.
Cada um que parar para ver o ensaio terá a sua. Com certeza Yuri Leonardo tem a dele.
Veja mais em:
.
Enio Castelo
Abril de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário