A partir de 90 fotografias de Fortaleza das décadas de 1920 a 1970, escolhidas dos acervos do fotógrafo Chico Albuquerque e do memorialista Miguel Ângelo de Azevedo (O Nirez) a exposição “Fortaleza – Memórias do Tempo” revive aspectos da vida urbana, habitantes, trabalho, lazer, cultura e esporte de Fortaleza.
A importância documental dessas imagens e o que elas registram como história dos cearenses permite uma reflexão de como a cidade se transformou. A fotografia aqui é registro de grande importância da história e base para estudos sociológicos que vão muito além da simples curiosidade dos novos, e mesmo, do saudosismo dos antigos.
Rua Major Facundo,Fortaleza-CE
foto: divulgação
* as fotos da mostra pertencem aos arquivos do Nirez e do fotógrafo Chico Albuquerque
Graças a dois importantes intelectuais, Seu Chico e o Nirez, podemos hoje fazer essas reflexões. Que elas inspirem fotógrafos contemporâneos ao registro documental da nossa cidade. Principalmente face à transformação quase alucinante que ela vive.
Um bom exemplo de iniciativas que estão fazendo isso está no grupo “Mapeamento Fotográfico de Fortaleza”, http://www.flickr.com/groups/mpf/ , no site especializado em fotos, www.flickr.com. Assim como em grupos como o Ifoto e em livros como o reeditado pela Tempo d’Imagem “Mar e Luz”, este abordando o Ceará.
A exposição “Fortaleza – Memórias do Tempo” estará em cartaz até dezembro/2011 no Espaço Cultural Porto Freire.
.........................
Serviço
Exposição Fortaleza – Memórias do Tempo
19 de abril até dezembro de 2011
Espaço Cultural Porto Freire
Gratuito
Informações: (85) 3459 0061
............................................
Veja mais em:
Enio Castelo
Abril de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário