domingo, 17 de abril de 2011

Brassaï na UNIFOR

Em cartaz até 1º de maio de 2011 a exposição Brassaï na Universidade de Fortaleza – Unifor. A mostra é uma parceria da Delegação Geral das Alianças Francesas no Brasil e a Aliança Francesa Fortaleza e a própria UNIFOR


foto: Brassaï
A exposição é “Uma viagem por entre luzes e sombras da Paris noturna e transgressora dos anos 1930” (Diário do Nordeste, 28.02. 2011)

Brassaï nasceu na Transilvânia, em 1899, aos quatro (4) anos conhece Paris, cidade para onde volta em 1924. Para ganhar dinheiro produz charges para jornais e escreve para revistas da Hungria, Romenia e Áustria. Requisitado para agregar fotografias às matérias Brassaï percebe, a partir de 1929, que pode expressar emoções estéticas através delas. O fotógrafo se interessa principalmente pela noite. E Paris começa a ser registrada por ele de uma forma peculiarmente poética.

Muitos foram os fotógrafos que documentaram Paris, talvez o melhor exemplo seja de Eugène Atget que o fez brilantemente. Mas Brassaï conseguriu ir além do documento e colocar seu olhar poético sobre o tema. Assim a Paris retratada é um pouco o próprio artista Brassaï. E Brassaï é um pouco a Paris que retrata. Mais tarde, Henri Cartier Bresson iria ainda mais longe ao ponto de identificarmos uma “Paris de Bresson”.

foto: Brassaï
No Ceará o fotógrafo Henrique Torres tem um trabalho que dialoga com a exposição de Brassai. “Fortaleza Noturna” (2004-2005) que ganhou o Prêmio Chigo Albuquerque de Fotografia 2005 da Secult-CE vê a cidade de Fortaleza à noite de um ponto de vista além de documental, poético.

Nesses trabalhos vemos a fotografia, além de documento, uma expressão de arte.

..........................

Serviço -
Brassaï
Abertura
1º de março de 2011
Visitação
2 de março a 1º de maio de 2011
Aberta ao público de segunda a sexta, das 10h às 20h, e sábados e domingos, das 10h às 18h, no Espaço Cultural Unifor Anexo
Entrada gratuita
Estacionamento no local
Agendamento de visitas guiadas para grupos de visitantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário