segunda-feira, 4 de julho de 2011

Livro “Patativa do Assaré - o sertão dentro de mim”

O poeta Patativa do Assaré é um ícone do Nordeste. Faz parte do imaginário do povo e é um clássico da literatura da região. Mas que um regionalista e que um representante da arte do povo nordestino ele é um artista universal. Como, aliás, são todos os clássicos.

Patativa do Assaré - o sertão dentro de mim

Cantado por Luiz Gonzaga e Raimundo Fagner, registrado cinematograficamente por Rosemberg Cariry, estudado na Europa e Estados Unidos, agora o poeta é tema do livro “Patativa do Assaré - o sertão dentro de mim” com fotografias de Tiago Santana e texto do pesquisador Gilmar de Carvalho.

Ainda não tive acesso ao livro, mas me arisco a escrever sobre a escolha do seu tema. Tiago Santana é renomado pelo registro que faz do povo mais sofrido do interior do sertão nordestino como em “Benditos” e "O Chão de Graciliano". Agora o fotógrafo se debruça sobre um exemplo puro da arte da região com o acréscimo da análise de um intelectual também pautado pelo tema do nordeste, o professor Gilmar de Carvalho. Nada mais coerente com o tema central da carreira do fotógrafo, o Nordeste, ou melhor, o nordestino.

Portanto, o livro, além de ser mais uma contribuição para imortalizar o poeta do Cariri, é também uma escolha acertada e coerente na trajetória do fotógrafo cearense, que já traçou seu caminho confirmando-se como um dos mais importantes fotógrafos a registrar a iconografia nordestina.

Julho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário